O parafuso que faltava
4.4.05
 
Métodos quânticos avançados de minimização temporal da espera em filas de bilheteiras
Este não é o título de uma tese de Doutoramento, embora hajam umas por aí bastante interessantes. Também não é o nome de uma cadeira da alta roda Universitária. É talvez um artigo que nos dias quentes poderá ser um concorrente ao equivalente matemático dos prémios Ig Nobel da física.
A teoria de tempos de espera sofreu um grande avanço no início dos anos 50 do século XX, lá pelas 20:20 do dia 7 de Abril num ano que agora não me lembro. O matemático Sino-Soviético Tiredof Wai Ting descobriu que a quantidade de tempo média que uma pessoa espera numa fila tem a ver com o tipo de pessoas que compram bilhetes (fazendo a suposição de que se encontram numa posição mais próxima do guichet) multiplicado por alguns factores que dependem do contexto espacio-temporal. A fórmula que Wai Ting derivou é considerada ainda hoje uma das mais elegantes nesta área e também na área do custo médio da velocidade de empacotamento de latas de sangacho de atum.
Do princípio: vamos supor que numa fila há N pessoas à nossa frente, cada numa descrita por ni. O indíce i tem apenas a ver com a numeração, isto é, a ordem das pessoas desde o guichet até nós. É óbvio que a soma de todos os ni até nós dá N. Para cada ni existe um conjunto de parametros cujo resultado se situa entre t0 e +infinito. Um dos grandes trunfos desta teoria foi a introdução de t0, parâmetro que impede a conhecida catástrofe ultra-bilhêtica, pelos mesmos motivos que a equipartição de estados evita a catátrofe Ultra-Violeta.
Os seguintes exemplos serão dados para aquisição de bilhetes em comboios, visto que o último estudo de referência foi realizado na Gare do Oriente.
Os parametros (variáveis e independentes entre si) de cada pessoa são:
A fórmula de Wai Ting é simplesmente o somatório do produto de ni*si*ai*ki acrescido de um factor de t0 que é o tempo da máquina cuspir o bilhete.
Após a derivação deste fórmula Wai Ting passou a andar mais a pé.

Comments: Enviar um comentário

Powered by Blogger